25 de abril de 2014

25 de abril: dia do profissional da contabilidade

Essenciais ao planejamento, à coordenação e ao controle da saúde financeira das empresas, os profissionais da contabilidade comemoram o exercício de suas funções na próxima sexta-feira (25). A data foi cunhada em 1926, quando o então senador João Lyra Tavares, em um discurso de agradecimento à classe,  declarou que aquele seria o dia dedicado aos contabilistas do país. O político tornou-se patrono dos profissionais e o 25 de abril passou a ser adotado em diversos municípios do Brasil.

Foto: Shutterstock

Profissionais da Contabilidade cuidam da saúde financeira de pessoas físicas e jurídicas (Foto: Shutterstock)

O patrono exerceu funções de economista ao longo da vida e, enquanto agente político, integrou a comissão de finanças do Senado Federal. No dia do discurso que instituiu a data alusiva à profissão, ele defendeu a criação do registro geral dos contabilistas brasileiros, marco decisivo para o processo de organização das bases da profissão, que ocorreu já na década de 30.

Em 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) passou a denominar oficialmente o dia 25 de abril como Dia do Profissional da Contabilidade.

“O profissional da contabilidade é quem planeja, pondera e reflete sobre as questões pertinentes à saúde financeira de pessoas jurídicas e físicas. Ele analisa a situação atual e futura, utilizando não apenas raciocínio matemático, mas também sensibilidade e visão holística, sempre se adequando à legislação. Por isso, é de fundamental importância para evitar desperdício de recursos e garantir a preservação patrimonial”, destacou Silvana Melo, contadora e consultora da Royal Gestão Financeira.

Curiosidade

O dia 25 não é o único voltado ao profissional da contabilidade, que inclui técnicos e bacharéis da área. Em 22 de setembro, comemora-se o Dia do Contador, função exercida apenas por quem concluiu a graduação em Ciências Contábeis. Essa separação tem origem na criação do curso superior de contabilidade no Brasil, em 22 de setembro de 1945.

“A data reconhecida pelo sistema CFC/ CRCs como própria do profissional da Contabilidade é o dia 25 de abril, por ter sido um marco histórico para a profissão. É a mais comemorada, a mais divulgada, a que melhor representa a união e a força da classe. Significa um verdadeiro tributo ao profissional da área”, declarou Carlos Sampaio, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL).

Programação comemorativa

Ao longo de toda a semana, o CRC/AL desenvolveu uma programação especial. Durante todos os dias houve palestras de membros do Conselho em todas as faculdades de Alagoas que possuem a graduação em Ciências Contábeis. Também estão funcionando tanto na sede do Conselho quanto no Maceió Shopping plantões em horário comercial para esclarecer contadores e população em geral sobre dúvidas acerca da declaração do Imposto de Renda 2014.

A programação termina com uma caminhada agendada para o próximo sábado (26), às 10h, na orla de Pajuçara. A concentração será em frente ao hotel Enseada e o percurso irá até o antigo Alagoinhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *