16 de maio de 2014

O que é, o que é: EBITDA

A maioria dos empreendedores possui dificuldades com a linguagem utilizada no mundo das finanças, o que pode atrapalhar a própria gestão do negócio, já que ela está permeada por vocábulos desse universo. Tendo isso em vista, a Royal Gestão Financeira inicia uma seção de glossário, dedicada exclusivamente a elucidar as principais dúvidas relativas aos termos técnicos da área.

A categoria O que é, o que é estreia com um dos indicadores contábeis mais utilizados por companhias de capital aberto e pelos analistas de mercado, o EBITDA. Confira:

Foto: reprodução

Indicador financeiro, o EBITDA é uma forma de calcular o desempenho da empresa a partir de suas atividades operacionais

Ao pé da letra, EBITDA significa Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. É uma forma de calcular o real desempenho da empresa em determinado período, que não se relaciona ao seu resultado final (lucro ou prejuízo), mas a quanto a instituição gera de recursos em suas atividades operacionais. Por isso, diz-se que é um lucro anterior a “juros, impostos, depreciação e amortização”, pois nenhum desses fatores influenciam o resultado.

Mas, então, por que é interessante calculá-lo? O advogado e consultor da Royal, George Melo, explica:

“Analisar apenas o resultado final é, muitas vezes, insuficiente para inferir seu real desempenho em alguns períodos. O resultado final possui variáveis difíceis de serem mensuradas, então os analistas lançam mão dessa ferramenta para identificar, com mais precisão, a origem desses resultados, a produtividade e a eficiência do negócio”.

O EBITDA é, sem dúvidas, um indicador financeiro de extrema relevância, mas, para analisar a performance de sua empresa, é sempre bom não se prender apenas às informações fornecidas por apenas um tipo de cálculo. Combine-o com outros indicadores e torne o seu estudo o mais completo possível. Boa sorte e boa rentabilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *