10 de junho de 2014

O que é Patrimônio Líquido?

No mundo corporativo, quando o assunto são os bens de uma empresa, realização de auditoria ou balanço, é comum ouvir falar no termo patrimônio líquido. Ele representa os recursos próprios de um empreendimento. É o que os acionistas e sócios possuem de direito, é o resultado do capital somado aos lucros acumulados. Conhecê-lo é fundamental para avaliar o crescimento ou o recuo dos negócios, observando transações como gastos e investimentos realizados.

O que é Patrimônio Líquido?

É possível avaliar o crescimento ou o recuo do negócio através do Patrimônio Líquido (Foto: reprodução)

Para calculá-lo, é preciso somar todos os ativos e retirar deles os valores referentes aos passivos da empresa. Mas, o que parece uma fórmula simples de subtração, envolve, na verdade, uma série de fontes de recursos, reservas, dívidas e prejuízos.

A Lei 11.941/09, que trata sobre o tema, estabelece que o patrimônio líquido é formado pelos valores referentes a diversas contas, como a de capital social, reservas de capital, reservas de lucros, ajustes de avaliação patrimonial e outros.

Entenda alguns desses termos:

Capital social

É o montante necessário para que uma empresa inicie suas atividades, o quantitativo de recursos investidos pelos proprietários para que os negócios funcionem até que comecem a gerar lucro.

Reservas de capital

São os recursos aportados pelos sócios para novos investimentos. Como o próprio nome sugere, é um reforço financeiro realizado para robustecer o capital.

Reservas de lucro

Dizem respeito aos valores que integram as contas das corporações e que são provenientes dos lucros obtidos pelos trabalhos.

Ajustes de avaliação patrimonial

Estão relacionados às correções dos valores dos ativos e passivos de um negócio.

Essas são apenas algumas das fontes de recursos que devem ser levadas em conta no momento de identificar o patrimônio líquido de uma empresa. Nenhuma receita ou despesa pode ficar fora desse cálculo. Quanto maior for o resultado, mais valiosa será a corporação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *